23.5 C
Pernambuco
domingo, fevereiro 22, 2026

STF realiza evento pelos 3 anos do 8 de janeiro

STF realiza evento pelos 3 anos do 8 de janeiro

STF realiza evento pelos 3 anos do 8 de janeiro – Marcada para 8 de janeiro de 2026, em Brasília, a cerimônia “Democracia Inabalada: 8 de janeiro – Um dia para não esquecer” vai lembrar os ataques que depredaram o Supremo Tribunal Federal, o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto em 2023.

O objetivo é reafirmar, três anos depois, o compromisso das instituições com a Constituição e com a vontade popular expressa nas urnas.

Exposição, documentário e debates

A programação começa no início da tarde com a abertura da mostra “8 de janeiro: Mãos da Reconstrução”, no Espaço do Servidor do STF.

Na sequência, o Museu do tribunal exibe o documentário “Democracia Inabalada: Mãos da Reconstrução”, seguido de uma roda de conversa com jornalistas responsáveis pela cobertura dos atos.

O evento termina com a mesa-redonda “Um dia para não esquecer”, no Salão Nobre. Detalhes da programação estão disponíveis no site oficial do Supremo.

Contexto e responsabilização

Os ataques foram o ápice de uma mobilização que começou logo após o resultado eleitoral de 30 de outubro de 2022, com bloqueios de rodovias e acampamentos em frente a quartéis.

Segundo o STF, até novembro de 2025 foram abertas mais de 1,4 mil ações penais relacionadas aos atos. Desse total, 1 012 réus já receberam sentença condenatória, com penas que variam de multa à prisão.

Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública indicam que, somente na primeira quinzena após as invasões, o prejuízo ao patrimônio público superou R$ 20 milhões.

Pronunciamentos do tribunal

Ao recordar os dois anos dos ataques, o presidente do STF, ministro Edson Fachin, classificou os eventos como “a face visível” de uma conspiração para subverter o resultado eleitoral.

Fachin enfatizou que relembrar a data “constitui um esforço para virar a página, mas sem arrancá-la da história”, ressaltando a importância de manter viva a memória coletiva sobre o episódio.

Relatórios da corte também apontam que o ex-presidente Jair Bolsonaro tentou convencer comandantes militares a aderir a um golpe, estratégia detalhada nos processos que correm em diversas instâncias do Judiciário.

Para mais análises e atualizações do cenário político, acompanhe nossa editoria de Política.


Crédito da imagem: Divulgação / Agência Brasil

Vinicius Balbino
Vinicius Balbinohttps://pernambucoconectado.com.br
Sou jornalista independente, dedicado a produzir informações claras, precisas e relevantes, sempre com olhar crítico e compromisso profissional com a verdade.
Últimas Notícias
Related news

Destaques de Agora