25.5 C
Pernambuco
sexta-feira, fevereiro 20, 2026

Rússia acusa Ucrânia de atacar casa de Putin; Trump reage

Rússia acusa Ucrânia de atacar casa de Putin; Trump reage

Rússia acusa Ucrânia de atacar casa de Putin; Trump reage – Em 29 de abril, o chanceler Sergei Lavrov declarou à agência Interfax que drones ucranianos teriam tentado atingir uma residência usada pontualmente pelo presidente Vladimir Putin, na região de Novgorod, a cerca de 550 km de Moscou.

Segundo Lavrov, os sistemas de defesa russos neutralizaram os artefatos “entre os dias 28 e 29”, sem danos estruturais nem vítimas. A chancelaria ucraniana não confirmou nem negou a ação, mantendo a política de “ambiguidade estratégica” em ataques além-fronteira.

Como teria ocorrido o ataque

Autoridades russas afirmam que os drones de médio alcance foram lançados do norte da Ucrânia e sobrevoaram território russo por aproximadamente 400 km antes de serem derrubados. Uma investigação militar foi aberta para identificar a rota exata e o tipo de explosivo utilizado, segundo a BBC.

Embora a região de Novgorod não seja alvo frequente, analistas lembram que ataques semelhantes contra infraestrutura estratégica russa cresceram 45 % nos últimos seis meses, de acordo com levantamento do Instituto para o Estudo da Guerra (ISW).

Repercussões de Moscou a Washington

Em mensagem publicada em sua plataforma Truth Social, o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump chamou o suposto ataque de “ultraje” e afirmou que “o conflito já extrapolou limites perigosos”. Ele voltou a defender negociações diretas entre Washington, Kiev e Moscou.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que “todas as opções” estão sobre a mesa para responder à tentativa de incursão. Já a União Europeia reforçou a necessidade de “moderar escaladas” e confirmou novas sanções contra empresas russas ligadas ao setor militar.

Analistas de segurança alertam que ações do tipo ampliam o risco de retaliação em larga escala. A ONU contabiliza mais de 23 mil vítimas civis desde o início da guerra, número que pode subir caso os ataques se aproximem de áreas densamente povoadas.

No fim de abril, a Ucrânia admitiu ter usado drones de longo alcance para atingir depósitos de combustível na Crimeia, parte de uma estratégia para comprometer a logística russa antes da temporada de combates de verão.

Para acompanhar outros desdobramentos da guerra e suas implicações globais, acesse nossa editoria de Mundo.


Crédito da imagem: Divulgação

Marta Silva
Marta Silva
Atuo como jornalista independente, desenvolvendo conteúdos informativos com olhar crítico e apuração responsável. Meu trabalho é guiado pela busca por fatos relevantes, contexto claro e informação confiável para o leitor.
Últimas Notícias
Related news

Destaques de Agora