32.5 C
Pernambuco
quinta-feira, fevereiro 19, 2026

Queda de homicídios em Pernambuco marca melhor janeiro

Queda de homicídios em Pernambuco marca melhor janeiro

Queda de homicídios em Pernambuco – O primeiro mês de 2026 registrou 252 mortes violentas no Estado, o menor índice da série iniciada em 2004, consolidando uma redução de 12,8% em comparação a janeiro de 2025.

O resultado confirma a tendência de queda observada nos últimos três anos do programa Juntos pela Segurança, que alia reforço de efetivo, novas viaturas e modernização de equipamentos.

Metade do território tem menos violência letal

Segundo a Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística (GGACE) da Secretaria de Defesa Social, 15 das 26 Áreas Integradas de Segurança (AISs) apresentaram retração nos homicídios, quatro permaneceram estáveis e apenas sete tiveram alta.

O desempenho também reflete nos crimes patrimoniais: foram 1.249 roubos a menos, queda de 44,1% sobre o mesmo período do ano anterior. Em 22 AISs, a curva é descendente, com estabilidade em três e aumento em apenas uma.

Investimentos robustos potencializam resultados

Com mais de R$ 2 bilhões aplicados desde 2023 em tecnologia, armamentos e recomposição de efetivo, o governo estadual aposta em inteligência integrada para ampliar a presença policial nas ruas.

O recorte de violência contra a mulher também apresentou avanço. Houve redução de 12,5% nos homicídios femininos (de 16 para 14 casos), enquanto furtos e roubos de veículos atingiram o melhor patamar dos últimos 48 meses, caindo 25,3%.

Os indicadores seguem a tendência apontada pelo Atlas da Violência, que relaciona investimento público consistente a retração dos crimes letais no Nordeste.

Para o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, planejamento estratégico e uso de dados em tempo real explicam a melhoria nos índices e a maior sensação de segurança da população.

Mesmo com a série histórica favorável, especialistas alertam que a sustentabilidade desses resultados depende da continuidade das políticas de prevenção, do fortalecimento das redes de proteção social e da ampliação do atendimento às vítimas.

Para acompanhar outras atualizações sobre segurança pública no Estado, acesse nossa editoria de Polícia.


Crédito da imagem: Divulgação / Secom-PE

Vinicius Balbino
Vinicius Balbinohttps://pernambucoconectado.com.br
Sou jornalista independente, dedicado a produzir informações claras, precisas e relevantes, sempre com olhar crítico e compromisso profissional com a verdade.
Últimas Notícias
Related news

Destaques de Agora