Detran-PE elimina baliza e rampa do exame prático em PE
Detran-PE elimina baliza e rampa do exame prático em PE – O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco anunciou, na última quinta-feira (19), que as provas de baliza e de rampa deixarão de ser exigidas no exame prático da categoria B em todo o estado.
A mudança também oficializa a adoção do novo padrão nacional da Carteira Nacional de Habilitação, a chamada “CNH do Brasil”, e altera procedimentos em primeira habilitação, renovação e atualização de dados.
O que muda no exame prático
A adequação segue as diretrizes da Secretaria Nacional de Trânsito e busca uniformizar a avaliação entre os estados.
Segundo o órgão, sistemas e rotinas administrativas foram atualizados para cumprir os parâmetros federais; veja o comunicado no site do Detran-PE.
Contexto, normas e impactos
As alterações decorrem da publicação, no início de fevereiro, do Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular pela Senatran, que padroniza critérios de trajeto, percurso e avaliação.
Entre outras mudanças já em vigor estão o fim da obrigatoriedade de contratação de autoescola para as aulas práticas e a redução da carga mínima de aulas práticas de 20 para duas horas, com oferta do curso teórico em formato digital gratuito desde o fim de 2025.
Mesmo com as flexibilizações, a aprovação nas provas teórica e prática segue sendo condição obrigatória para emissão da CNH da categoria B.
Para mais detalhes e outras ocorrências, acesse nossa editoria de Segurança.
Crédito da imagem: Divulgação / Agência Brasil