22.2 C
Pernambuco
domingo, fevereiro 22, 2026

CPI do Concurso de Procurador no Recife ganha 9º apoio

CPI do Concurso de Procurador no Recife ganha 9º apoio

CPI do Concurso de Procurador no Recife ganha 9º apoio – O vereador Paulo Muniz confirmou, nesta semana, sua assinatura para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito que pretende investigar o concurso público de procurador da Prefeitura do Recife.

Com a adesão, o número de assinaturas sobe para nove, aproximando-se das 13 necessárias — um terço dos 39 parlamentares da Casa José Mariano — para a abertura formal da CPI.

Como funciona a instalação da CPI

Para que a investigação seja instaurada, o requerimento precisa de 13 apoios. Caso atinja esse patamar, caberá ao presidente da Câmara indicar membros e suplentes, respeitando a proporcionalidade partidária.

A CPI terá poder de solicitar documentos, convocar servidores e ouvir testemunhas sobre possíveis irregularidades no certame, incluindo suposto favorecimento político e uso indevido de vaga reservada a pessoas com deficiência (PCD).

Entenda as denúncias do concurso

Os relatos apresentados por candidatos dão conta de que uma vaga destinada a PCD teria sido preenchida por participante sem comprovação de laudo médico. Há ainda suspeita de direcionamento para beneficiar nomes ligados à gestão municipal.

Concursos públicos federais e municipais reservam, por lei, de 5% a 20% das vagas a candidatos com deficiência. As regras para essa reserva podem ser consultadas no portal do Ministério da Gestão e Inovação, que traz orientações sobre reserva de vagas para pessoas com deficiência.

Se instalada, a CPI deverá cruzar informações do edital, listas de convocação, laudos médicos e critérios de pontuação usados pela banca organizadora.

Nos bastidores, lideranças da oposição esperam conquistar os quatro apoios restantes até o início do próximo período legislativo. A base governista, por sua vez, articula para barrar a investigação, alegando que o certame seguiu todas as exigências legais.

Ainda não há prazo definido para a conclusão das negociações, mas a mobilização de entidades de servidores e de organizações de defesa dos direitos das pessoas com deficiência tende a pressionar pela apuração dos fatos.

Para acompanhar os próximos passos dessa discussão no legislativo municipal, confira nossa editoria de Política.


Crédito da imagem: Divulgação

Vinicius Balbino
Vinicius Balbinohttps://pernambucoconectado.com.br
Sou jornalista independente, dedicado a produzir informações claras, precisas e relevantes, sempre com olhar crítico e compromisso profissional com a verdade.
Últimas Notícias
Related news

Destaques de Agora