Chacina em barbearia de Jaboatão deixa quatro mortos
Chacina em barbearia de Jaboatão deixa quatro mortos – Na manhã de 30 de abril, um ataque a tiros dentro de uma barbearia em Vila Sotave, Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife, terminou com quatro homens assassinados e outros quatro feridos.
Segundo a Polícia Civil, o crime é investigado como chacina. Nenhuma das vítimas tinha antecedentes criminais.
Como ocorreu o ataque
Testemunhas relataram que dois homens chegaram ao estabelecimento em uma motocicleta roubada poucos minutos antes de abrir fogo.
O proprietário da moto utilizou rastreamento remoto e bloqueou o veículo ainda na rua, frustrando a fuga motorizada. Cercados, os criminosos abandonaram o veículo e escaparam em bicicletas.
Quem são as vítimas
Foram mortos Yan Batista da Silva Costa e Mykael de Araújo Victor Durval, ambos de 18 anos; Paulo Gabriel Xavier de Melo, 23; e Ednaldo Sales da Silva Filho, 31.
Outros quatro homens – de 16, 17 e 28 anos, além de um não identificado com ferimentos leves – foram socorridos. Dois seguem internados em estado grave, de acordo com boletim médico divulgado no fim da tarde.
Investigação e contexto
Agentes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) colheram imagens de câmeras da vizinhança e buscam identificar a motivação do ataque. Dados da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco mostram que Jaboatão registrou 83 homicídios nos quatro primeiros meses do ano, alta de 7% em relação ao mesmo período anterior.

Especialistas apontam que a maioria das chacinas no estado está ligada a acertos de contas do tráfico ou conflitos de facções, embora a polícia ainda não descarte outras linhas de investigação neste caso.
Segurança em Pernambuco
O Atlas da Violência 2023 indica que Pernambuco teve taxa de 38,7 homicídios por 100 mil habitantes em 2022, acima da média nacional de 23,4. Programas de prevenção, como o Pacto pela Vida, têm focado na ampliação do policiamento ostensivo e em ações sociais nas áreas mais vulneráveis.
A Polícia Civil solicita que informações sobre os suspeitos sejam repassadas de forma anônima ao Disque-Denúncia (81 ) 3421-9595.
Para mais detalhes e outras ocorrências, acesse nossa editoria de Polícia.
Crédito da imagem: Divulgação