Câmara aprova MP que garante Gás do Povo gratuito
Câmara aprova MP que garante Gás do Povo gratuito – A Câmara dos Deputados aprovou, em 2 de fevereiro, a Medida Provisória que cria o programa Gás do Povo e assegura um botijão de 13 kg sem custo a famílias inscritas no CadÚnico com renda per capita de até meio salário mínimo.
No total, 415 parlamentares votaram a favor e 29 foram contrários. O texto precisa ser avaliado pelo Senado até 11 de fevereiro para não perder a validade.
Quem será beneficiado
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), 15 milhões de famílias deverão receber o benefício já em março, por meio de mais de 10 mil revendedoras credenciadas em todo o país.
O programa substituirá o Auxílio Gás, que atualmente atende 4,4 milhões de lares a cada dois meses. A mudança representa expansão de cerca de 240 % no número de contemplados.
Impacto no orçamento doméstico
Dados do IBGE mostram que o preço médio do botijão de GLP ultrapassou R$ 100 em 15 capitais em 2025, comprometendo até 6 % da renda mensal das famílias mais pobres.
A gratuidade prometida pelo Gás do Povo pode reduzir a chamada “pobreza energética”, conceito que inclui acesso seguro e contínuo à energia para cozinhar. O Executivo também estima queda na demanda por lenha, contribuindo para diminuir problemas respiratórios associados à queima de biomassa.

Próximos passos no Congresso
Relatado pelo deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), o texto mantém a fonte de recursos no orçamento do Ministério de Minas e Energia. Caso seja alterado no Senado, voltará para análise dos deputados; se aprovado sem mudanças, segue para sanção presidencial.
Segundo o presidente da Câmara, o programa “promove dignidade e inclui milhões de brasileiros no acesso à energia limpa”. Nos bastidores, líderes governistas trabalham para que a votação no Senado ocorra antes do recesso de carnaval.
Para acompanhar outras pautas do Congresso Nacional, visite nossa editoria de Política.
Crédito da imagem: Divulgação / Agência Brasil