Arcoverde registra recorde de redução de homicídios em 2025
Arcoverde registra recorde de redução de homicídios em 2025 – A redução de homicídios em Arcoverde colocou a Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19) no topo dos indicadores da Diretoria Integrada do Interior 2 (Dinter 2) ao longo de 2025.
No acumulado do ano, foram 75 Mortes Violentas Intencionais (MVIs), contra 96 ocorrências em 2024, queda de 21,9%, de acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS-PE).
Queda histórica nos crimes contra a vida
Somente em dezembro, a AIS 19 apresentou recuo de 14,3% nos homicídios em relação ao mesmo mês do ano anterior.
A região, que abrange Arcoverde e outros nove municípios do Sertão do Moxotó, também registrou redução de 35,7% nos feminicídios e de 26,9% nos estupros de mulheres durante 2025.
Ações integradas e contexto nacional
O coronel Ivanildo Moura, comandante da Dinter 2, credita o avanço a operações planejadas, cumprimento de mandados e novas patrulhas rurais com caminhonetes do 3.º BPM.
A delegada Isabella Pessoa, da Polícia Civil, destacou apreensão de armas e prisões que reforçaram o trabalho conjunto das forças estaduais.
Em âmbito nacional, o Atlas da Violência 2023 aponta que a taxa de homicídios no Brasil foi de 23,4 por 100 mil habitantes; o resultado de Arcoverde está abaixo desse patamar, sinalizando avanço regional (Atlas da Violência/Ipea).

Outros indicadores em queda
O índice de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) desabou 69,2% em dezembro.
No mesmo período, o roubo de veículos caiu 50% e os furtos de celulares, 45,7%, consolidando a AIS 19 como a mais segura entre as oito áreas da Dinter 2.
Para mais detalhes e outras ocorrências, acesse nossa editoria de Segurança.
Crédito da imagem: Divulgação / SDS-PE