Zona da Mata Norte tem destaque na redução da violência em PE
Redução da violência na Zona da Mata Norte marca o balanço de 2025 da Área Integrada de Segurança 11 (AIS-11), sediada em Nazaré da Mata. Com 22,1% menos homicídios que em 2024, a região registrou o melhor resultado dos últimos 14 anos e o quarto menor índice da série histórica em Pernambuco.
Foram 208 vítimas de Mortes Violentas Intencionais (MVI) ante 267 no ano anterior, preservando 59 vidas. O desempenho colocou a AIS-11, pelo segundo ano consecutivo, no topo do ranking estadual de maior redução absoluta.
Planejamento integrado potencializou a queda dos homicídios
Segundo o coronel Adriel Serafim, diretor do Interior I da PMPE, a combinação de policiamento ostensivo, cumprimento de mandados e apreensão de armas foi decisiva. Ações como Operação Força Total, Saturação e Dia D reuniram PM, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e unidades especializadas, dentro do programa Juntos pela Segurança.
O resultado acompanha a tendência de diminuição dos assassinatos observada nacionalmente, descrita no Atlas da Violência.
Operação Paz Rural reforçou segurança no campo
A Polícia Civil intensificou o combate a crimes em áreas de mata, prendendo três suspeitos em flagrante e instaurando mais de dez inquéritos. A iniciativa reduziu incêndios criminosos e contribuiu para um ganho estimado de 120 mil toneladas de cana-de-açúcar, fortalecendo a economia local.
Crimes patrimoniais e violência de gênero também caíram
Os Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) recuaram 23,4%, melhor marca desde 2011. Houve ainda redução de 4% nos roubos de veículos, de 63% nos furtos de veículos em dezembro e de 17,7% nos roubos de celulares.

Na proteção às mulheres, a AIS-11 registrou 180 casos a menos de agressões e queda de 31,6% nos estupros em 2025. Em dezembro, a redução chegou a 75% nos casos contra vulneráveis.
Com 412 armas de fogo retiradas das ruas e aumento de 7% no cumprimento de mandados judiciais, a região consolida-se como referência em segurança pública no Estado.
Para mais detalhes e outras ocorrências, acesse nossa editoria de Polícia.
Crédito da imagem: Divulgação / SDS-PE