Lula se reúne com líderes da União Europeia no RJ
Lula se reúne com líderes da União Europeia no RJ – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe, nesta sexta-feira (16), a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente do Conselho Europeu, António Costa, no Palácio Itamaraty, no centro do Rio de Janeiro.
O encontro está agendado para as 13h e será seguido de declaração conjunta à imprensa.
Agenda do encontro
Segundo o Palácio do Planalto, Lula e os dirigentes europeus discutirão temas internacionais prioritários e, principalmente, os próximos passos do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia, aprovado pelos 27 países do bloco europeu na semana passada.
A conversa também deve abordar cooperação em transição energética, proteção da Amazônia e financiamento para combate às mudanças climáticas, temas sobre os quais a UE já sinalizou interesse em ampliar parcerias com o Brasil, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores.
Impacto do acordo Mercosul-UE
O tratado criará uma zona de livre-comércio que reunirá cerca de 720 milhões de consumidores e representará um Produto Interno Bruto combinado de US$ 22 trilhões, conforme dados dos ministérios das Relações Exteriores e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
A ratificação do acordo está programada para sábado (17), em Assunção, Paraguai, com presença dos líderes europeus e dos chanceleres de Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. A expectativa é que o texto reduza tarifas de exportação para produtos agrícolas brasileiros e abra o mercado sul-americano a bens industriais europeus.

Caso seja implementado ainda em 2026, estudo da Confederação Nacional da Indústria projeta aumento de até 12% nas exportações brasileiras para a UE nos primeiros cinco anos, especialmente nos setores de carnes, frutas e produtos químicos.
Com a decisão europeia de avançar, o governo brasileiro corre para concluir trâmites legislativos e adequar normas sanitárias exigidas pelos novos parceiros comerciais.
Para acompanhar outras movimentações da política externa brasileira, acesse nossa editoria de Política.
Crédito da imagem: Divulgação / Agência Brasil