24.3 C
Pernambuco
domingo, fevereiro 22, 2026

Haddad indica pernambucano para diretoria do Banco Central

Haddad indica pernambucano para diretoria do Banco Central

Haddad indica pernambucano para diretoria do Banco Central — O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sugeriu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva o nome do economista recifense Tiago Cavalcanti para uma das duas vagas abertas na autarquia monetária.

A indicação, que ainda precisa ser confirmada pelo Planalto e aprovada pelo Senado, prevê mandato até 31 de dezembro de 2029. A outra cadeira disponível deve ser preenchida pelo atual secretário de Política Econômica, Guilherme Mello.

Quem é Tiago Cavalcanti

Cavalcanti é graduado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco, mestre e doutor pela Universidade de Illinois e, atualmente, professor da Universidade de Cambridge, no Reino Unido. Também leciona na Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas.

Em 2014, participou das discussões econômicas das campanhas de Eduardo Campos e Marina Silva, defendendo a autonomia do Banco Central — prerrogativa que virou lei em 2021. Entre suas posições recentes, destacou avanços como o Pix e a ampliação da concorrência no sistema de cartões.

Repercussão e próximos passos

Após o vazamento dos nomes, Haddad afirmou ter havido “reação orquestrada” contra a escolha de Mello. Ex-diretores do BC classificaram o secretário como heterodoxo por defender juros mais baixos em cenários adversos.

O Banco Central dispõe de nove diretores, além do presidente. Cada integrante tem mandato escalonado de quatro anos, o que, segundo a Lei Complementar 179/2021, busca blindar a política monetária de pressões políticas. Mais detalhes sobre composição e funções podem ser conferidos na página oficial do Banco Central.

Com a indicação de Cavalcanti, Pernambuco pode voltar a ter representação na cúpula do BC, algo que não ocorre desde a gestão de Carlos Viana de Carvalho, em 2009. Caso aprovado, o economista ficará responsável por uma diretoria estratégica, seja a de Política Econômica ou a de Organização do Sistema Financeiro e Resolução.

Para acompanhar outros desdobramentos dessa nomeação e as principais decisões em Brasília, acesse nossa editoria de Política.


Crédito da imagem: Divulgação

Vinicius Balbino
Vinicius Balbinohttps://pernambucoconectado.com.br
Sou jornalista independente, dedicado a produzir informações claras, precisas e relevantes, sempre com olhar crítico e compromisso profissional com a verdade.
Últimas Notícias
Related news

Destaques de Agora