33.3 C
Pernambuco
domingo, fevereiro 22, 2026

Filipe Martins preso: PF cumpre ordem de Moraes

Filipe Martins preso: PF cumpre ordem de Moraes

Filipe Martins preso – Na manhã de 2 de fevereiro, a Polícia Federal executou mandado de prisão preventiva contra Filipe G. Martins, ex-assessor especial para Assuntos Internacionais do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A detenção ocorreu em Ponta Grossa, no interior do Paraná, por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que conduz inquéritos sobre suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

Como foi a operação policial

Agentes federais chegaram ao endereço de Martins por volta das 6h, apresentaram o mandado e o encaminharam para a superintendência da PF em Curitiba. De acordo com a decisão judicial, a medida é necessária para preservar provas e evitar interferência na investigação.

Inventários patrimoniais também foram recolhidos no local. A ação integra fases recentes do inquérito que apura a elaboração de uma “minuta de decreto” para anular o pleito de 2022 e instaurar estado de defesa no Tribunal Superior Eleitoral, segundo informações publicadas pela Polícia Federal.

Motivos da investigação e possíveis desdobramentos

O ministro Alexandre de Moraes aponta indícios de que Filipe Martins articulou estratégias digitais para questionar o resultado eleitoral e incentivar atos antidemocráticos, incluindo a tentativa de invadir prédios públicos em 8 de janeiro de 2023.

Desde 2020, o STF conduz diferentes frentes de investigação sobre desinformação e financiadores de ataques às instituições. Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostram que crimes contra o Estado Democrático cresceram 18% entre 2021 e 2023, reforçando a preocupação com a radicalização.

A defesa de Martins nega irregularidades e protocolou pedido de revogação imediata da prisão. Caso o STF mantenha a decisão, ele poderá permanecer detido por tempo indeterminado até nova avaliação judicial.

O ex-assessor será ouvido nos próximos dias e pode ser transferido para um presídio federal caso a PF considere necessário. As investigações seguem em sigilo.

Para acompanhar outros desdobramentos sobre segurança pública e operações policiais, acesse nossa editoria de Polícia.


Crédito da imagem: Divulgação / Polícia Federal

Vinicius Balbino
Vinicius Balbinohttps://pernambucoconectado.com.br
Sou jornalista independente, dedicado a produzir informações claras, precisas e relevantes, sempre com olhar crítico e compromisso profissional com a verdade.
Últimas Notícias
Related news

Destaques de Agora