Desfile de 7 de Setembro muda trânsito e linhas de ônibus em Recife

O tradicional desfile cívico-militar que celebra o Dia da Independência promete trazer às ruas da Zona Sul do Recife cerca dez mil espectadores. A apresentação terá início às 8h30, desta quinta-feira (7), na avenida Mascarenhas de Moraes, com a presença de 4.100 soldados, entre representantes do Exército, Marinha, Aeronáutica, Polícia Militar e Civil e Bombeiros. Por conta do evento, haverá mudança no tráfego e linhas de ônibus.

O trajeto do desfile terá início no viaduto Tancredo Neves, seguirá pela avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, no bairro da Imbiribeira, em direção ao palanque das autoridades, localizado em frente ao Estádio de Esportes Geraldo Magalhães, o “Geraldão”. Quatro quilômetros da Mascarenhas de Moraes serão interditados, a partir da avenida Armindo Moura sentido Zona Sul, entre as 5h e 12h.

“Nós temos 65 pontos de monitoramento e interdições em toda a região. Nós teremos cem agentes trabalhando em toda operação, incluindo orientadores e batedores, além da equipe de coordenação. Vamos trabalhar em conjunto com Jaboatão, BPTran e BPRv, porque a região abrange área de todos”, explicou o gestor de trânsito da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), Jorge Lima. O trânsito deve ser liberado às 13h.

Por conta da interdição da avenida, o Grande Recife Consórcio de Transporte mudou a operação de ônibus que trafegam na localidade. As linhas troncais 167 – TI Tancredo Neves (IMIP), 168 – TI Tancredo Neves (Conde da Boa Vista) e 193 – TI Tancredo Neves (Príncipe) só vão começar a rodar a partir do meio-dia.

Assim, os usuários deverão utilizar o metrô para deslocamento, a partir das 5h. Para quem precisar utilizar o terminal antes desse horário, a linha 167 sairá às 4h45, com destino ao Centro do Recife, e mesclando em seu itinerário o percurso das linhas 167, 168 e 193.

Grito dos excluídos
Acontece em quase todas as capitais do País. No Recife, a concentração para a 23ª edição do ato acontecerá às 9h na Praça do Derby. De acordo com a organização do evento, a expectativa de público é de 40 mil pessoas. Este ano, o ato traz como tema “Por direitos e democracia. A luta é todo dia”. A manifestação passará pelo cruzamento da Avenida Agamenon Magalhães, seguindo pelas Avenidas Conde da Boa Vista, Guararapes, até a Praça da Independência.

Na última terça-feira (6), uma recomendação conjunta foi publicada no Diário Oficial do Estado de Pernambuco. Direcionada ao Comando Geral da Polícia Militar de Pernambuco, ela pede que o uso da força contra manifestantes seja evitado o excesso da força e emprego inadequado de armas durante o ato.

A mensagem da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil para o dia 7 de setembro, data que marca a Independência do Brasil, incentiva as pessoas a se mobilizarem pacificamente na defesa da dignidade e dos direitos do povo brasileiro, propondo “a vida em primeiro lugar”. A instituição convida as comunidades a se unirem ao movimento “Grito dos Excluídos”. O Conselho Permanente da CNBB também sugere às comunidades para que rezem juntas pela realidade brasileira no “O Dia de Oração e Jejum pelo Brasil”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *