Mutirão gratuito de tratamento de catarata beneficia moradores de Carpina até sexta

Moradores de Carpina, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, contam com um mutirão de gratuito de diagnóstico e tratamento de catarata. Até sexta-feira (28), equipes da Fundação Altino Ventura realizarão triagem e rastreamento de casos da doença.

As ações ocorrem na Unidade Mista de Carpina, no bairro de Santa Cruz. O objetivo da iniciativa é beneficiar pessoas com mais de 50 anos. São pacientes que se queixam de visão embaçada e reduzida.

No mutirão, cem pessoas terão atendimento a cada dia. As consultas começam às 7h. para ser contemplado, é preciso levar cópia do cartão do SUS, identidade e comprovante de residência.

A doença

A catarata é a opacidade total ou parcial do cristalino, lente natural do globo ocular, que é responsável pela focalização da visão para perto e para longe. É a diminuição progressiva da visão, podendo ser congênita ou adquirida, a forma mais frequente da doença.

A doença atinge quase metade (46,2%) da população mundial com mais de 65 anos. Estima-se que no mundo cerca de 160 milhões de pessoas tenham esta doença, considerada a maior causa de cegueira evitável. No Brasil, surgem cerca de 120 mil novos casos a cada ano.

Deixe uma resposta