Para quem gosta de curtir o “São João, Caruaru é o destino preferido

Caruaru é destino certo para a maioria dos pernambucanos que pretendem brincar o São João. Os dados são do levantamento feito pelo Instituto de Pesquisas UNINASSAU, encomendado pelo LeiaJá. A capital do Agreste foi citada por 20% dos entrevistados que responderam “sim” quando perguntados onde iriam celebrar os festejos juninos. Na segunda colocação aparece o Recife (9,6%), seguido por Petrolina (6%), Limoeiro (4,7%), Arcoverde (4,5%) e Salgueiro (3,8%).

O turismólogo Augusto Paes organiza uma excursão ao São João de Caruaru desde 2013. São 47 pessoas que partem de ônibus do Recife, com serviço de bordo, para curtir a noite do dia 23 e retornar à capital na manhã seguinte. Segundo ele, a preferência do público pela festa no agreste está nos grandes nomes da música atual. “Outra cidades do estado não oferecem shows com artistas tão badalados para o vemos no pátio do forró, por isso o povo se mantém fiel”, afirma. “Mas a estrutura da festa vem caindo nos últimos anos”, reclama.

Alguns pernambucanos, porém, não vêem problema em deixar o estado. O contador Geraldo Julio já brincou em várias cidades do interior Pernambucano, mas há cinco anos prefere Campina Grande. “A estrutura é a melhor que já vi, até mesmo dos bares e barracas. O pátio não fica apertado, mesmo com muita gente, as atrações têm mais cara de festa junina e o clima frio também é um atrativo”, diz. Porém, cita alguns problemas. “A rede hoteleira não dá conta, eu me hospedo em uma cidade vizinha. Os estacionamentos da festa também são muito caros”, reclama.

A lista de destinos dos entrevistados na pesquisa segue com Nazaré da Mata, Vitória de Santo Antão, Garanhuns, Campina Grande, Serra Talhada e Palmares. Curiosamente, Gravatá, conhecida por grandes festas privadas e historicamente uma cidade muito procurada por conta da proximidade com o Recife, só aparece no 13º lugar entre as opções citadas. A lista tem ainda Pesqueira, Carpina, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria da Boa Vista , São Lourenço, Cabo, Goiana e Afogados da Ingazeira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *