Goiana: banhistas resgatam tubarão ameaçado de extinção na praia de Ponta de Pedras

Banhistas da praia de Ponta de Pedras, no município de Goiana, na Mata Norte de Pernambuco, se surpreenderam com um tubarão-lixa na areia na tarde do sábado (18).

“Levamos cerca de dez minutos para levar o tubarão de volta para o mar porque ele era muito pesado e só tinham três pessoas ajudando”, conta o motorista de táxi Hermínio Barbosa, que participou do resgate. Segundo ele, o animal não aparentou agressividade durante o manuseio dos banhistas. Ainda de acordo com o motorista, o animal aparentava ter cerca de dois metros de comprimento.

O pesquisador do departamento de pesca da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Jonas Rodrigues, explicou que a espécie está ameaçada de extinção, mas, ainda assim, é comum no litoral pernambucano. “O fato de o tubarão estar na areia pode ter sido motivado por pesca predatória ou por algum tipo de anormalidade que ocorreu com o animal”, sugere.

Ainda de acordo com Rodrigues, os únicos registros de ataque ligados à espécie aconteceram após pescas predatórias. “Essa é uma espécie extremamente dócil e costuma interagir bem com os seres humanos, porém, se for provocada, pode atacar”, esclarece. Segundo o pesquisador, o animal pode chegar a até quatro metros de comprimento.

Deixe uma resposta