Pescadores capturam um tubarão na praia de Piedade, em Jaboatão

Pescadores capturaram um tubarão na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, na tarde deste domingo (13). O cozinheiro Reinaldo Andrade, 32 anos, estava dentro da água no momento que o animal foi retirado pelos pescadores. De acordo com ele, o tubarão mede cerca de um metro e meio.

Ainda segundo Andrade, o animal foi encontrado longe de onde os banhistas ficam, mas dezenas de pessoas estavam dentro do mar e saíram assustadas quando se deram conta que um tubarão havia sido capturado.

“Eu mesmo tomei um susto grande, nem quis entrar mais na água. As outras pessoas até voltaram a entrar na água, mas todo mundo desconfiado, olhando para os lados”, contou ele, detalhando que o animal ainda estava vivo quando chegou à beira do mar.

O cozinheiro ainda relatou que não é a primeira vez que pescadores capturaram tubarão naquela área da praia, que fica nas imediações do Edifício Maria José de Andrade, na Avenida Beira Mar, em Piedade. “Meu maior medo é que não é a primeira vez que isso acontece. Então, toda vez que vou tomar banho por aqui, fico com medo”, conclui.

De acordo com o chefe da fiscalização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Pernambuco, Amaro Fernandes, trata-se de um tubarão-lixa. Segundo Fernandes, a espécie não é agressiva e é encontrada no litoral pernambucano com frequência.

O Ibama não dispõe de uma equipe de prontidão. Na segunda-feira, será aberto um processo para investigar de quem foi a responsabilidade por ter tirado o tubarão do mar. “Essa espécie é considerada ameaçada de extinção. Sua captura é proibida pela lei 9605/98. O infrator fica sujeito a uma pena de seis meses a um ano de detenção, além de multa de R$ 5 mil”, informou.

Muitos banhistas saíram do mar assustados quando os pescadores chegaram com o animal (Foto: Reinaldo Andrade / WhatsApp)

Deixe uma resposta